sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Vereador Paulinho Motorista diz que ar-condicionado não representa aumento da tarifa

Para Paulinho Motorista, ar-condicionado no transporte coletivo não representa aumento da tarifa

O vereador Paulinho Motorista (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Porto Alegre para lamentar o anúncio feito pela EPTC de que a licitação do transporte coletivo, que deverá ser publicada até o dia 5 de março, não exigiria ar-condicionado em nenhum veículo, com exceção dos BRTs. Mais tarde, a Prefeitura anunciou que a inclusão ou não do equipamento seria debatida com a população.

“Há duas semanas protocolei projeto prevendo ar-condicionado em todos os veículos da frota nova, com a ideia de que todos os ônibus tivessem o sistema de condicionamento de ar no prazo de 13 anos. Isso seria feito de forma gradativa, evitando causar um impacto financeiro que refletisse na passagem”, afirmou Paulinho. O parlamentar destacou que caso ocorra, a alteração será um retrocesso.
Paulinho argumentou que os dados apresentados dando conta de que a passagem aumentaria em R$ 0,10 necessitam de mais precisão, portanto o aumento poderia ser menor do que esse valor ou até não existir.

Paulinho também citou inspeção do Tribunal de Contas do Estado, que apontou a margem de lucro dos empresários, em 2011, de 9,7%, quando deveria ser de 6,7%. “Isso representa quase 50% de lucro a mais do previsto. Isso sem contar os ganhos adicionais injustificados, já que o próprio TCE apontou estarem superestimados na planilha de cálculo do valor da passagem os gastos com combustível, pneus, chassis e recapagem”, afirmou Paulinho. Para o vereador, diminuindo o lucro dos empresários é possível diminuir o preço da passagem paga pela população.

“Por fim, além da necessidade de termos uma leitura correta do real impacto financeiro da obrigação de termos ar-condicionado em toda frota prevista na licitação, é fundamental que a população possa se manifestar, afinal é ela quem sabe e a parte que mais sofre com a falta de ar-condicionado nos ônibus, que passa muitas vezes quase 4 horas do dia dentro de um ônibus com a sensação de quase 50 graus”, afirmou o vereador, que tem recebido centenas de e-mail e mensagens pelas redes sociais questionando o porquê da licitação não prever o ar-condicionado.

“Tenho certeza que a população não admite retrocessos. Espero que a EPTC tenha sensibilidade para encaminhar esse assunto, já que a previsão é de que cada vez tenhamos verões e invernos mais rigorosos”, afirmou o vereador.
— com Thiago Souza de Souza e outras 5 pessoas.
Foto: Para Paulinho Motorista, ar-condicionado no transporte coletivo não representa aumento da tarifa O vereador Paulinho Motorista (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Porto Alegre na segunda-feira (10) para lamentar o anúncio feito pela EPTC de que a licitação do transporte coletivo, que deverá ser publicada até o dia 5 de março, não exigiria ar-condicionado em nenhum veículo, com exceção dos BRTs. Mais tarde, a Prefeitura anunciou que a inclusão ou não do equipamento seria debatida com a população. “Há duas semanas protocolei projeto prevendo ar-condicionado em todos os veículos da frota nova, com a ideia de que todos os ônibus tivessem o sistema de condicionamento de ar no prazo de 13 anos. Isso seria feito de forma gradativa, evitando causar um impacto financeiro que refletisse na passagem”, afirmou Paulinho. O parlamentar destacou que caso ocorra, a alteração será um retrocesso. Paulinho argumentou que os dados apresentados dando conta de que a passagem aumentaria em R$ 0,10 necessitam de mais precisão, portanto o aumento poderia ser menor do que esse valor ou até não existir. Paulinho também citou inspeção do Tribunal de Contas do Estado, que apontou a margem de lucro dos empresários, em 2011, de 9,7%, quando deveria ser de 6,7%. “Isso representa quase 50% de lucro a mais do previsto. Isso sem contar os ganhos adicionais injustificados, já que o próprio TCE apontou estarem superestimados na planilha de cálculo do valor da passagem os gastos com combustível, pneus, chassis e recapagem”, afirmou Paulinho. Para o vereador, diminuindo o lucro dos empresários é possível diminuir o preço da passagem paga pela população. “Por fim, além da necessidade de termos uma leitura correta do real impacto financeiro da obrigação de termos ar-condicionado em toda frota prevista na licitação, é fundamental que a população possa se manifestar, afinal é ela quem sabe e a parte que mais sofre com a falta de ar-condicionado nos ônibus, que passa muitas vezes quase 4 horas do dia dentro de um ônibus com a sensação de quase 50 graus”, afirmou o vereador, que tem recebido centenas de e-mail e mensagens pelas redes sociais questionando o porquê da licitação não prever o ar-condicionado. “Tenho certeza que a população não admite retrocessos. Espero que a EPTC tenha sensibilidade para encaminhar esse assunto, já que a previsão é de que cada vez tenhamos verões e invernos mais rigorosos”, afirmou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário