quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paulinho Motorista quer condicionamento de ar em todos os ônibus da Capital.

Podemos perceber nitidamente que o clima no mundo está mudando. Invernos mais rigorosos, como o atual nos Estados Unidos, onde as temperaturas estão chegando abaixo de 25 graus Celsius negativos. E um verão a cada ano mais quente. No Brasil, acompanhamos cidades serem destruídas por causas relacionadas às mudanças climáticas. Porto Alegre faz parte da região subtropical do Brasil, mas neste verão as temperaturas na cidade estão batendo recordes, chegando à casa dos 40 graus Celsius, com sensação térmica passando dos 44 graus. Ou seja, nossas temperaturas estão equivalentes, ou até mais altas, do que cidades brasileiras da região tropical do planeta como Cuiabá, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro.Andando nos ônibus de Porto Alegre nesta época, podemos perceber o desconforto da população que utiliza o transporte coletivo nos dias de temperaturas extremas. Apenas 27,5% da frota de ônibus da Capital têm ar-condicionado, ou 468 de 1.705 veículos, segundo a EPTC. Atualmente, a Carris é a empresa com o maior volume de veículos com ar-condicionado – 54% da frota. As empresas privadas administram sua frota com este serviço ainda menos presente, na maioria dos casos em linhas dos bairros mais nobres. Raríssimas são as linhas dos bairros localizados na periferia que apresentam ônibus com esta necessidade imprescindível dos verões atuais. Há relatos de usuários sobre situações em que, mesmo havendo o equipamento de ar-condicionado disponível no veículo, o mesmo não é ligado por não estar funcionando ou por economia de combustível. Numa situação de ônibus lotado e sensação térmica interna de aproximadamente 50 graus, o risco de um(a) passageiro(a) idoso(a) com saúde frágil ou mesmo qualquer pessoa passar mal devido ao calor é grande.
O vereador Paulinho Motorista (PSB) protocolou no dia 28 de Janeiro de 2014, projeto de lei obrigando as empresas concessionárias do transporte coletivo em Porto Alegre a proporcionar o serviço de condicionamento de ar em todas as linhas e horários. O equipamento de ar-condicionado deverá ser ligado sempre que a temperatura do ar estiver acima de 30 ou abaixo de 12 graus Celsius, ou ainda quando solicitado por passageiro.

Motorista de ônibus no Extremo Sul da cidade por 24 anos, Paulinho destaca que o objetivo é melhorar a qualidade da viagem para os milhares de usuários do transporte coletivo. “Andando nos ônibus de Porto Alegre nesta época, podemos perceber o desconforto da população nos dias de temperaturas extremas”, afirma ele. Segundo a EPTC, apenas 27,5% da frota de ônibus da Capital têm ar-condicionado, ou 468 de 1.705 veículos. Atualmente, a Carris é a empresa com o maior volume de veículos com ar-condicionado – 54% da frota. “As empresas privadas administram sua frota com este serviço ainda menos presente, na maioria dos casos em linhas dos bairros centrais. Raríssimas são as linhas dos bairros distantes que disponibilizam ônibus com esta necessidade imprescindível dos verões atuais”, ressalta o parlamentar.

O projeto do vereador socialista estabelece que o equipamento de ar-condicionado em funcionamento deve manter a temperatura do ar no interior do veículo na faixa térmica de 20 a 24 graus Celsius. Ficam excetuados da obrigatoriedade do serviço de condicionamento de ar os veículos em funcionamento que ainda não dispõem de ar-condicionado, os momentos em que a temperatura do ar estiver entre 15 e 27 graus Celsius ou nos casos em que houver solicitação de algum passageiro após comprovação de necessidade especial.

A partir da aprovação da proposta, todos os ônibus que ingressarem na frota deverão obrigatoriamente ser equipados com ar-condicionado com capacidade adequada ao seu tamanho e termômetro de mercúrio comum, com bulbo seco e leitor digital visível aos passageiros, além de janelas que permitam sua abertura. Hoje, a obrigação é que apenas 1 de cada 10 novos veículos adquiridos pelas empresas possuam ar-condicionado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário