segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ELEITO UM VEREADOR QUE É GENTE DA GENTE



A bordo do ônibus 272 – Moradas da Hípica, Paulo Sérgio Alves dos Santos, o Paulinho Motorista, cumprimenta cada passageiro com um sorriso no rosto, como faz nos últimos 24 anos. Agora, com uma razão a mais, pois em 7 de outubro, ganhou um presente de aniversário inusitado: uma vaga na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre.
A ideia de se candidatar veio de seus colegas de trabalho, amigos e passageiros. “O pessoal sempre me falava que eu devia me candidatar, daí esse ano resolvi concorrer”, contou o motorista. O que começou como brincadeira virou realidade e Paulinho Motorista, sem nunca antes ter se envolvido com política, foi eleito vereador com 3.311 votos pelo PSB.
 No trajeto do terminal da Rua Uruguai, no centro de Porto Alegre, até o final da linha, na Moradas da Hípica, todos passageiros foram saudados com um sorriso e os colegas dos outros ônibus com uma buzinada. Paulinho acredita que sua eleição se deve à simpatia ao volante, pois isso faz toda a diferença para as pessoas. “Minha vida sempre foi assim, abanando, buzinando”, explica.
Sem comitê eleitoral, Paulinho improvisava no próprio ônibus. Com apenas um ou dois cavaletes, sua campanha política foi simples e colaborativa. Seu primo Sérgio Fagundes pintava os muros doados por amigos, os colegas de trabalho falavam para os passageiros que falavam para seus amigos e família. Maior parte da verba de mais ou menos R$ 3 mil foi utilizada para pagar a gasolina do carro para que o futuro vereador fosse de casa em casa conversar com a comunidade e divulgar seu número 40.012.
Seus principais projetos são dar mais atenção à saúde e levar os problemas da população à Câmara. “Claro que não sou o Super-Homem para fazer tudo, mas vou me dedicar bastante porque foi o povo que me botou lá”, promete Paulinho. Quanto ao transporte público, acredita que já melhorou bastante, o problema é o trânsito congestionado pelo aumento no número de carros na rua e pouco espaço para circulação. “O centro está pequeno para todos”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário